×

Novo sistema para regularização de obras entra em vigor no dia 1º de junho

Instrução Normativa n° 2.021, de 2021, publicada pela Receita Federal, regulamenta as contribuições sociais incidentes sobre o valor da remuneração da mão de obra utilizada na execução de obras de construção civil.

A IN também institui o Serviço Eletrônico para Aferição de Obras (Sero), por meio do qual será realizada a aferição (avaliação) da obra de construção civil, para fins de cálculo das contribuições sociais devidas.

Além dele, regulamenta Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) do tipo Aferição de Obras, que será emitida por meio do Sero depois de finalizado o procedimento de aferição da obra. A declaração deverá ser transmitida até o último dia útil do mês de envio das informações, pelo responsável pela regularização da obra de construção civil, e gerará o Darf para o pagamento dos tributos.

O procedimento de regularização é necessário para a emissão da certidão de regularidade fiscal da obra; documento exigido pelos Cartórios de Registro de Imóveis para permitir a averbação da construção.

Para utilizar o Sero, a obra de construção civil precisará estar devidamente inscrita no Cadastro Nacional de Obras (CNO). O novo sistema entrará em vigor no dia 1º de junho deste ano.

Várias facilidades são disponibilizadas ao contribuinte na utilização do sistema Sero:

• Acesso por meio do Portal e-CAC, no site da Receita Federal, sem necessidade de deslocamento a uma unidade da RFB, já que todo o procedimento será realizado via Internet;
• Simplificação do preenchimento;
• Aproveitamento automático de créditos da remuneração informada ao eSocial e proveniente de processos. Os dados serão automaticamente carregados para o sistema;
• Possibilidade de verificação automática da situação fiscal para obter a Certidão Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União (CND) ou da Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União (CPEND) relativa à aferição da obra;
• Crédito tributário apurado automaticamente na aferição, pela emissão e transmissão da DCTFWeb Aferição de Obras;
• Impressão automática do Darf correspondente ao débito constituído pela DCTFWeb Aferição de Obras;
• Eliminação da necessidade de informar os valores de notas fiscais de aquisição de concreto usinado utilizado na obra;
• Integração com o Cadastro Nacional de Obras (CNO) e com o Sisobrapref Web (Sistema de Cadastramento de Alvarás e Habite-se pelas prefeituras municipais e pelas administrações regionais do Governo do Distrito Federal), o que permite a obtenção automática dos dados relativos a alvarás e habite-se transmitidos pelas prefeituras;
• Possibilidade de efetuar o cálculo da aferição indireta da remuneração da mão de obra utilizada na execução da obra de construção civil no primeiro dia do mês, independentemente da divulgação do Custo Unitário Básico (CUB) pelos sindicatos estaduais da indústria da construção civil (Sinduscon);
• Possibilidade de verificação do cálculo efetuado na aferição indireta a partir da memória de cálculo detalhada disponibilizada.

Fonte: Receita Federal

J. MARCANI A CONTABILIDADE

João Batista Martins

Precisa de ajuda?!

Rua Dom Bosco, n° 65 - Centro
Rio do Sul / SC - 89160-137

Telefone:
(47) 3521-2412

Conheça a nossa Empresa

Muito nos orgulha sermos visitados em nossa página por vossa senhoria, e aproveitando esta oportunidade, gostaríamos de apresentar o nosso conceito de Contabilidade.

No momento em que a competitividade busca a excelência empresarial é necessária uma orientação precisa e segura. Ao escolher uma empresa de contabilidade para assessorá-lo, torna-se imprescindível a relação de confiança exigida em negócios dessa natureza. Regidos pela total transparência, nossos profissionais conduzem de maneira eficaz os rumos dos negócios, analisando individualmente cada caso, dirigindo-os com total eficiência.

O nosso escritório, coloca-se ao lado de seus clientes, imprimindo um ritmo que vai muito além da consultoria empresarial, tornando-se uma genuína parceria de negócios.

A J. Marcani possui uma longa trajetória de sucesso. Foi fundada em 01 de maio de 1989, sob a direção de seu fundador o profissional contábil JOÃO BATISTA MARTINS, que enfatiza a importância da ciência contábil para o crescimento e sucesso de uma organização empresarial.

Buscamos aliar a transparência entre nossos clientes e a contabilidade, de forma que cada usuário dos serviços se sinta satisfeito com os mesmos, motivo de nossa existência. Sempre com a bênção de Deus e com a parceria de nossos clientes, oferecemos o que tem de melhor no nosso ramo. É por isso que estamos aqui. Incansáveis na luta diária, agradecemos a confiança daqueles que de uma forma direta ou indireta, sempre confiaram em nosso trabalho. Queremos manter sempre a perpetuidade deste espírito de respeito e confiança mútua.

Nosso Compromisso é a SUA EMPRESA!

Entender as suas necessidades e oferecer soluções adequadas para apoiar o crescimento de sua empresa, é o nosso maior objetivo.

Terceirização nos Serviços Contábeis

Os serviços terceirizados da J. Marcani - A Contabilidade garantem às empresas contratantes não apenas uma substancial redução em seus custos operacionais, como também lhe permitem concentrar, muito mais tempo, na essência e seus negócios. Além disso, disponibilizamos de profissionais da mais alta competência no mercado, abrangendo quaisquer serviços de contabilidade e Organização de Empresas.

Nossa Missão

"Oferecer serviços de contabilidade e assessoria, desenvolvendo soluções e proporcionando a satisfação do cliente"

Diretoria

JOÃO BATISTA MARTINS, é contador, registrado no CRC-SC sob nº 13.909. Bacharel em Administração de Empresas pela UNIDAVI e em Ciências Contábeis pela UNIVALI. Pós Graduação "latu Sensu", em Administração de Recursos Humanos pela UNIDAVI; Auditoria Contábil Pela UNIVALI; Qualidade Total em Serviços Contábeis pela FURB; e MBA em Planejamento e Direito Tributário pela IPOG. Sócio da Contabilidade J Marcani Ltda., e OCIL Organização Contábil Itajaí Ltda.

DANDARA CANI MARTINS SCHUTZ, é contadora, registrada no CRC-SC sob nº 37.664. Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIDAVI, com pós graduação “MBA” em Gestão Comercial em Serviços. Possui certificação internacional CAE pela Cambriedge.

Formulário de Contato

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas

Entre em contato

Rua Dom Bosco, n° 65 - Centro

Rio do Sul / SC - 89160-137

(47) 3521-2412

(47) 98405-1684

jmarcani@jmarcani.com.br

Localização

Desenvolvido por Sitecontabil 2018 | Todos os direitos reservados